o valor das coisas

O valor que as coisas têm é colocado por nós. É um grande aprendizado aprender a colocar valor nas coisas, ao invés de esperar que alguém diga o que tem valor.

Costumamos colocar valor nas coisas de acordo com o tempo em que elas foram criadas ou duraram, de acordo com as avaliações de estudiosos daquele assunto ou área. Colocamos valor em algo só porque alguém que parece saber daquele assunto colocou valor primeiro.

Ou então, por orgulho ou infantilidade, desvalorizamos, fazemos questão de cuspir no que o outro valoriza. Dá uma raivinha pensar que alguém é mais inteligente que a gente, né? Então a gente desvaloriza algo só pra desvalorizar o conhecimento do outro (no fim das contas não dá pra medir inteligência, ainda não inventaram esse aparelho com critérios aprovados por todos). Há quem ache deixar a louça para o dia seguinte uma iniciativa inteligente, eu não acho.

Cada ser humano é um mundo, mas nossa sociedade tem seus males, seus vícios, regrinhas. E nem estou falando de leis constitucionais, estou falando de hábitos. Como vemos o sucesso, o dinheiro, a vida. É muita coisa que vem “de fábrica” e que nem precisaria ter vindo.

Voltando ao valor, interessante é que comecemos a nos questionar onde a gente coloca valor, no que queremos colocar valor, o que nos interessa. Às vezes veremos valor em algo que todo mundo está vendo, algo que está “em efervescência”. E tudo bem. Às vezes veremos valor em algo da década passada, ou do século passado. E tudo bem.

Coloque valor no que fizer seus olhos brilharem, seja algo valorizado e aclamado ou não. É maravilhoso se descolar do suposto saber do mundo. Talvez o mundo não saiba de nada, melhor você experimentar e desenvolver seus próprios critérios do que vale.

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, sacou?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s